ACONTECEU EM JOINVILLE/SC - "39 PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO PARA LIDERANÇA E EFETIVIDADE PESSOAL"

Como alcançar efetividade em SSMA? Com certeza, não estamos diante de uma tarefa das mais fáceis. É preciso agir com disciplina e fazer um bom planejamento das tarefas a serem executadas. 

A Efetividade se refere a tudo o que é real, verdadeiro e legítimo. Também pode estar relacionado ao estado permanente, estável e ainda à capacidade de atingir suas metas.

Essas características são perfeitos atributos do profissional de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), cuja postura deve ser verdadeira, de modo a engajar por seu exemplo e estável, mantendo o seu comprometimento com as normas e regras estabelecidas pela organização.

Mas como alcançar essa efetividade?

Para alcançar essa efetividade a ABTD/PR promoverá um treinamento para equipe de SSMA.

Será ministrado pela Executiva Global Andreza Araujo, que há 15 anos desenvolveu sua carreira em empresas nacionais e multinacionais de bens de consumo. 

Objetivo principal do treinamento - promover uma reflexão sobre o modelo de trabalho atual, propósito, atributos dos profissionais de SSMA, gestão de influência e organização.

Programação:

8h00 às 8h30 – Recepção

8h30 às 12h00 - O seu propósito, Comportamentos, Comunicação e as Chaves para Cativar sua audiência.

Liderar por meio de Influências é outro segredo para a efetividade do profissional de SSMA. Influenciar pressupõe credibilidade, um atributo nem sempre fácil de obter. Entre as dicas iniciais, saber ouvir, ficar atento à sua intuição e ser gentil. Um excelente exercício para a reflexão sobre influência é pensar sobre o que influencia você e quais são os aspectos necessários para que alguém exerça essa influência. 

´Feedback e Follow-up´ representam o último dos 5 segredos para alcançar a efetividade do profissional em SSMA. O termo feedback, que vem do inglês e significa reação a um estímulo, é usado para determinar uma resposta a um acontecimento. É importante para acelerar o aprendizado, aumentar a performance e os resultados, além de aumentar a produtividade e a responsabilidade. Já ´follow-up´ é o acompanhamento do feedback, bem como de qualquer outra tarefa ou processo realizado na organização.

12h00 às 13h00 -  Almoço oferecido a todos os participantes

13h00 à 16h30 -  Organizando as tralhas e a caixa de entrada; Gestão de tempo: usando as reuniões a seu favor, Mapa de Stakeholders: influenciando pessoas, Entendendo o que o cliente quer: diferença entre valor agregado e praticado, usando sua agenda e gerenciando os principais programas de SSMA, Construindo seu plano.

A comunicação no ambiente de trabalho é essencial para a efetividade de qualquer tarefa, tanto para entender o que é pedido quanto para transmitir informações sobre o que sabe ou planeja fazer. Nesse sentido, o ´Uso do Email´ pode ser um grande aliado nesta importante missão de se comunicar, atuando como um facilitador na transmissão de informações importantes a serem compartilhadas, como comunicados, reuniões, agendas, novos projetos, etc, além de atuar como uma ferramenta documental, que garante que todos receberam, permitindo validar a ciência de todos em determinados assuntos.

Ter uma agenda estruturada, com as prioridades e tarefas do seu dia a dia bem definidas, evita a exaustão física e mental. É preciso cumprir a agenda de trabalho e ainda administrar o tempo para a vida pessoal. Para isso, é necessário ser proativo e organizar a agenda diariamente.

A ´Reunião de Resultados´ é outro importante canal para promover a discussão de resultados e pontos de melhorias. É neste momento que os profissionais têm a oportunidade de expor suas ideias e sugestões, além de ouvir e registrar demandas e necessidades de mudanças importantes. Para um maior aproveitamento, o profissional que conduz a reunião deve fazê-la de forma breve e objetiva, levando em consideração o pensamento coletivo e o compartilhamento de experiências de forma a corrigir falhas e eliminar riscos, com uma linguagem leve e reconhecendo também pontos positivos. 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

DATA:18 de maio ( quinta-feira)

LOCAL: Mercure Joinville Prinz Hotel

Sala Azaléia 

Rua Otto Boehm, 525 - Centro

CIDADE: Joinville/SC
 

INSCREVA-SE E RECEBA A AGENDA DO PROFISSIONAL SSMA 2017!

Inscrevendo-se no treinamento “39 Práticas de Engajamento para Liderança e Efetividade Pessoal" você receberá sua Agenda do Profissional via e-mail, um material de suporte ao seu trabalho rotineiro à frente dos temas de segurança, saúde e meio ambiente em sua organização.

Trata-se de um consolidado que incluem valores e crenças, regras e políticas, além da Cartilha ‘Sempre-Nunca’ de um grande conjunto de riscos críticos.

Em Atributos da Liderança, algumas dicas especiais para aplicação imediata em sua rotina de trabalho como líder de SSMA.

Em Conformidade Legal, os principais documentos necessários nas operações.

Com essa agenda terá reportes diários, semanais, quinzenais e mensais sobre os temas de SSMA.

Esta Agenda tem a missão de trazer subsídios para apurar seu ‘olho clínico’ nas caminhadas pelas unidades, para o contato direto com os colaboradores, para rodas de discussão e até mesmo - por que não? - para conversas na hora do café.

A ferramenta estará em suas mãos. Agora, caberá a você fazer desta agenda que receberá se fizer sua inscrição, trabalhar a seu favor, como um verdadeiro Diário de Bordo, para os registros de suas observações.

Desejamos a você muito trabalho, energia, disciplina e êxito.

Exija de você mesmo e de sua equipe, pratique SSMA e conte conosco sempre!

Conferencista: Andreza Araujo - autora do livro "Faça a Diferença" - Seja a Líder em Saúde E Segurança ".

Andreza desenvolve há mais de uma década sua carreira em sustentabilidade, meio ambiente, saúde e segurança em empresas multinacionais de bens de consumo, sempre focada no bem-estar das pessoas na América Latina e na sustentabilidade dos negócios.
Sua bagagem profissional incorpora uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade em toda a cadeia produtiva dos mais diversos produtos, desde o campo até a chegada às mãos do consumidor.

O conjunto de iniciativas em agrossustentabilidade capitaneado por Andreza integra a base de dados do Private Sector Initiative (PSI) da Organização das Nações Unidas, que apresenta as boas práticas das empresas privadas para adaptação às alterações climáticas.

Trabalhou como Gerente Geral da HSE Global na Votorantim Cimentos para Américas, Europa, Ásia e África e trabalhou na Unilever como diretora da SHE para América Latina e PepsiCo Foods como gerente de HSE para América do Sul, América Central e Caribe. Reconhecida por seu compromisso, dedicação e liderança, lançou seu primeiro livro "Faça a Diferença" - Seja a Líder em Saúde E Segurança ").

Em 2016, lançou duas outras publicações: "Guia Prático de Liderança para a Segurança", com 39 ações de aplicação imediata para alavancar e manter a cultura de segurança, tema do treinamento ministrado por ela em Joinville  e "Como Fazer uma Cipa Destaque".

Andreza tem trabalhado fortemente na redução de acidentes e promoção da saúde e segurança entre os funcionários. Quando ela ainda estava na PepsiCo, a região da América Latina conseguiu uma redução de 86% na taxa de acidentes por homem-horas trabalhadas em operações desde 2007. Na Unilever, ela foi responsável por mais de 30 fábricas em toda a América Latina, onde Programas como "BeSafe" (focado no comportamento seguro).

É Mestre em Diplomacia Ambiental pela Universidade de Genebra.

Pós-graduação em Engenharia de Segurança e Engenheira Civil pela UNICAMP, com especialização em base de dados em sustentabilidade para a indústria pela Universidade de São Paulo.

Tem como formação acadêmica global cursos de especialização e capacitação, como: Delivering Safety Culture, Hearths and Minds Energy Institute London, Liderança, Gestão de Pessoas e Coaching, Ohio University, International Training Canter OIT/ONU, Liderença em Segurança, Global Conference Belgica, Liderança em Sustentabilidade, IMD Suiça.

Como experiência internacional na área de sustentabilidade, a brasileira acumula participações em diversos programas voltados ao tema, como The Conference Board Health and Safety Leadership Academy – em Bruxelas; One Planet Leaders, da IMD Executive Education – na Suíça; Programa New Earth Leaders - na Holanda, África do Sul e Brasil (Bahia); Programa Sustainability Leadership – da Universidade do Oregon, Estados Unidos; além da Formação de Especialistas Brasileiros para o Meio Ambiente – em Baden Wurttemberg/Alemanha.


Andreza faz parte das chamadas gerações Milênio. Para a maioria dessas pessoas, uma das grandes preocupações é fazer uma diferença positiva no mundo. Elas estão mais focadas em trabalhar com algo que contribui para a civilização do que com o reconhecimento como profissional no ambiente de trabalho.